quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Enraizados no amor de Cristo (Ef 3,17)



Somos filhos amados de Deus, somos o barro que o oleiro reservou para produzir o vaso que sonhou e idealizou. Formamos um único corpo que constitui a Igreja. Sozinhos somos uma multidão de cristãos no meio de tantas outras pessoas que fazem de sua vida aquilo que bem entendem, e que se esquecem ou ignoram os princípios cristãos. No entanto, unidos temos a força de Cristo para transformar mundo e o fazê-lo novo, com a capacidade de inundá-lo de amor, o amor verdadeiro, aquele que só pode ser gerado em Deus.

“O mundo necessita de pessoas comprometidas em proclamar o nome do Senhor, de pessoas que tenham olhar e os gestos que demonstrem sua paixão pelo Cristo e de pessoas enraizadas no seu amor e isso será possível se todos aqueles que são chamados a serem seus seguidores assumirem o compromisso de na simplicidade do dia-dia, através de gestos concretos manifestar a quem realmente pertencem e por quem vivem”.

 As pessoas necessitam de nosso testemunho, seja com palavras ou com ações. Precisam saber e entender que existem seres humanos iguais a elas que levam uma vida sadia, que tratam o amor como algo sagrado, que valorizam o corpo a ponto de tratá-lo como “objeto” importante porque o Espírito Santo habita nele. Nós somos esses Cristãos, nós somos os seguidores de Cristo e você, caro amigo, é chamado a ser um anunciador real da palavra, ao ponto de fazer da sua vida uma verdadeira oração e com ela pregar o evangelho! Você é chamado a se mexer! É chama a não ficar parado! Aliás, não podemos jamais parar, existem muitos irmãos necessitando serem conduzido aos caminhos de Cristo, e cabe a nós cumprir essa missão!

Abraço Fraterno
Gabriel Calvi

Vídeo / A Força do Amor - Marcio Todeschini

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

PERSEVERAR E PERMANECER



Diversas vezes usamos das palavras de forma automática sem perceber realmente o que elas significam, ou seja, qual a verdadeira intenção que ela leva por trás das letras que as constituem e que proporcionam ao interlocutor uma boa conversa e uma transmissão eficaz de sua mensagem? Outras vezes reprisamos palavras nas quais ouvimos, mas que não entendemos o real contexto a que ela pertence.

Nas últimas semanas duas palavras ganharam destaque em meus diálogos e discursos, não porque as usei de forma exagerada ou fora do contexto, mas porque parei por um minuto e me questionei o que elas verdadeiramente queriam transmitir. E assim como os animais que passam o dia “ruminando” sentindo o sabor das coisas a cada pedaço, tentei entender o que elas expressam no sentido real e no sentido da qual buscava. Essas duas palavras são PERSERVERAR e PERMANECER.

Buscando a etimologia das duas palavras encontrei o seguinte: PERSEVERAR vem do latim e significa “per – através” e “severus – sério/estrito”. A palavra PERMANECER também de origem latina significa “per – através” e “manere – ficar”. A partir das respostas de minhas pesquisas consegui entender o que Jesus queria dizer quando nos pedia para permanecer e para perseverar. Ambas as palavras nos conduzem a uma sensação de entrelaçamento, de uma relação autêntica toda alicerçada no amor, na fidelidade, no serviço e na esperança aos projetos e desejos de Cristo.

Para permanecer é preciso perseverar, e como nos indica o significado é preciso através da seriedade e do caminho estreito assumir Cristo como único Senhor. Para isso se faz necessário assumir um único caminho, o caminho que nos transporta aos braços do Pastor que anseia pelas suas ovelhas. Logo quem consegue executar a perseverança tem automaticamente o ensejo de perseverar no amor de Cristo. Tem a oportunidade de através do amor d’Ele ficar sempre, ou seja, de permanecer nos caminhos concretos da vida. Não existe perseverança sem permanência e vice-versa, ambas são totalmente necessárias para uma trajetória na fidedigna realidade de filhos de Deus.

PENSE NISSO!
Abraço Fraterno
Gabriel Calvi

Vídeo / Permanecer no Amor - Banda Dom

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

UM CORAÇÃO SEM MANCHA



“Não é o que entra na boca que torna o homem impuro, mas o que sai da boca, isso torna o homem impuro” (Mt 15,11)

O que torna o homem impuro não é aquilo que o cerca, não são as maldades presentes no mundo e muito menos a vida desregrada. Tudo isso, de fato, pode sim entrar em nosso coração, repito, pode entrar em nosso coração e ocasionar grande tristeza, mas não é causa da mancha. Mas então o que é que torna o homem impuro?

Todas essas situações descritas tendem infelizmente a passar por nós – no entanto, não podemos agir da mesma forma, uma coisa é viver em um mundo sem leis e sem princípios cristãos, a outra é deixar-se conduzir por elas. Ou seja, posso permitir que tudo isso passe pelo meu conhecimento, posso ver e ficar indignado com tudo isso, mas não devo me deixar conduzir, não posso permitir que o meu coração se conforme com tudo isso ou permita-se agir da mesma forma.

O que vem de fora então não pode mesmo nos manchar? NÃO PODE! O que vem do mundo nunca poderá nos fazer pecar, a não ser que nós criemos em nosso coração sentimentos semelhantes, a não que desejemos viver da mesma forma, mas isso não é ser influenciado, e sim, uma opção espontânea pelo pecado.

Somos tentados de todos os lados, o pecado tenta nos seduzir a qualquer custo, entretanto, somente se eu desejar é que ele pode entrar, e isso não será um sentimento externo, mas interno. O pecado brota em meu coração se eu me deixo seduzir por ele, caso contrário ele ficará sempre do lado de fora. Porque sabemos que nosso coração mora o Senhor da vida.

Portanto a opção de pecar ou não é somente nossa, é optar em ser orientado pelo pecado ou orientado por Jesus. É decisão nossa!

É preciso tirar do coração tudo o que não vem de Deus, é preciso se purificar sempre através de um reconhecimento sincero da condição humana, das fragilidades e do impulso em ser melhor, em ser cada vez um participante da realidade do céu. Mais uma vez é necessário dizer, a Decisão é somente sua!
Abraço Fraterno
Gabriel Calvi

Vídeo / Coração Igual ao Teu - Diante do Trono

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

ELE É A RESSURREIÇÃO E A VIDA


“Eu sou a ressurreição e a vida. aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá!” (Jo 11,25-26)

Marta diz a Jesus que seu irmão Lázaro está morto. No entanto, Jesus garante a Marta que todo aquele que vive e acredita que Ele é a ressurreição e a vida jamais morrerá. Marta demonstra acreditar nas palavras do Mestre e tem a certeza que haverá um dia em que Lázaro ressuscitará, contudo não é no último dia como Marta pensa, Jesus está dizendo que a ressurreição é possível, e que ela pode ser agora se acreditarmos. Nós precisamos ressurgir para a vida, precisamos sair das trevas do pecado ressuscitar a partir do arrependimento e da conversão sincera. É essa ressurreição na qual o Senhor se refere – ressuscitar para uma vida em santidade!

Quantas pessoas se encontram mortas pelo pecado, mortas espiritualmente, sem vontade de viver, sem sentindo para continuar caminhando. Quantos jovens procurando viver a vida por caminhos obscuros, de maneira fácil e prazerosa – mal sabem eles que agindo dessa forma estão morrendo para a verdadeira vida, que estão assinando inconscientemente sua sentença de morte. Isso é lastimável. A sociedade está morrendo, porque perderam o foco e o local onde está a fonte da vida. E nesse momento se deparam vagando por caminhos desconhecidos onde encontraram a fonte do egoísmo, da luxúria, da avareza e das relações práticas e de interesse. Não podemos chamar isso de vida, aliás, isso passa muito longe da verdadeira vida, isso é na verdade uma sobrevida, algo de sentimento parasita que só absorve nossa energia e o que o ser humano tem de melhor.

Entretanto, notamos que nunca o misericordioso coração de Jesus desejou reavivar tantos corações como atualmente, nunca Jesus desejou chamar à novidade da ressurreição como agora, o mundo necessita perceber que Ele é a ressurreição e a vida e que fora d’Ele não existe nada.

Rezemos pelos irmãos do mundo todo desejando que Jesus seja a novidade que muitos procuram em caminhos errados, desejando que Ele seja o sentido da vida para muitos inclusive para as nossas vidas!

Abraço Fraterno
Gabriel Calvi

Vídeo / Estás entre Nós - Eliana Ribeiro