sábado, 31 de dezembro de 2011

UM NOVO TEMPO


É incrível como o tempo tem o poder de renovar. Mais incrível ainda é perceber que essa renovação é separada às vezes por milésimos de segundos. O ano vai se aproximando do fim, e com ele sempre nasce no coração de cada sonhador a esperança de que o próximo, que está para nascer, seja melhor do que aquele que se despede saudoso. Pois, os momentos eternizados a partir dele, nunca mais virão, ou pelo menos não da forma como aconteceu. Curioso entender que muitos depositam toda sua fé na perspectiva de um ano melhor, de um ano totalmente novo, onde terão a chance de fazer diferente.

Alguns dias atrás me deparei com a imagem de um homem sentado em uma cadeira e olhando para um quadro onde havia a seguinte inscrição:

“Não é 2012 que tem que ser diferente. É VOCÊ!”

Confesso que essas palavras ficaram passeando pela minha mente. Eu desejei que assim fosse, quis saborear cada intenção escondida, tinha o desejo de, a partir dela, fazer uma revisão profunda do meu ano. Ah! O ano, tempo misterioso, de construções e desconstruções. Tempo de idas e vindas, de alegrias e tristezas, de esperanças e fracassos. Somente quem passa por este tempo e torna-se amigo dele é que entende o quão precioso ele é. De fato, não é o ano que tem que ser diferente. Ele serve apenas para marcar uma época, para delimitar as nossas vidas. Não é inimigo, ao contrário, é amigo e quem entende o seu funcionamento torna-se amigo de si mesmo. Um ano vai e outro vem, é sempre assim. Entretanto, se você não se mexer, não trabalhar, ou não buscar a mudança, ele vai embora da mesma forma como chegou e a culpa por não ter sido diferente será apenas nossa.

 Perceba que para 2012 ser um bom ano é preciso fazer acontece, é preciso que o QUERER e o FAZER estejam unidos juntamente com a FORÇA que vem de Deus e ilumina a nossa existência. Ninguém pode vivê-lo por você. Este tempo é valioso demais e foi dado de presente a você. Faça valer a pena. CORRA! LUTE! ESPERE! Viva-o na intensidade da sua vida entendendo que tudo é um maravilhoso processo onde as vitórias e os fracassos são peças fundamentais para o nosso crescimento e aprendizado.

Desejo que 2012 não seja apenas mais um ano, mas que seja diferente. E que a mudança comece por VOCÊ!

Abraço Fraterno
Gabriel Calvi


Vídeo / Um novo tempo - Pe. Fábio de Melo

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

A LUZ QUE ILUMINA TODA TREVA



“Deus é luz e n'Ele não há trevas. Se dizemos que estamos em comunhão com Deus e, no entanto andamos em trevas, somos mentirosos e não praticamos a Verdade.” (1Jo 1,5-6)

Deus é a luz sem ocaso. É a luz que ilumina todos os caminhos, e que por onde passa deixa a certeza de que as trevas não imperam e nunca irão imperar sobre a luz. Ele nos enviou o seu Filho Jesus, e este veio para manifestar a luz no meio do povo que se encontrava nas trevas do pecado. Nessa certeza de que Jesus é a própria luz enviada ao mundo, nós cristãos, somos chamados a ter uma total mudança de atitude, e mais do que isso, somos chamados a decidir pela luz ou pelas trevas. Não dá pra enganar a si mesmo, aliás, não há como enganar a Deus. Logo, a escolha em andar na luz ou nas trevas parte de nós mesmos.

“Mas, se caminhamos na luz, como Deus está na luz, estamos em comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, o Filho de Deus, purifica-nos de todo o pecado.(1Jo 1,7)

As nossas atitudes demonstram a nossa opção de vida. Mostram inclusive, o que desejamos ser de fato. E mesmo que haja em nós o desejo de pertencer à luz, devemos consolidar essa vontade através de gestos concretos. Não é fácil ser um autêntico filho da luz diante dos múltiplos caminhos existentes. No entanto, quem faz a opção por andar na luz não se perde jamais. Além disso, quem anda na luz enxerga com clareza o próprio caminhar, tendo a oportunidade de superar todos os obstáculos. Os filhos da luz caminham em segurança, pois possuem Cristo como farol.

Ao contrário daqueles que fazem a opção pela luz, os que optam em andar nas trevas não conseguem ver nada a sua frente a não ser o seu próprio egoísmo. Quem anda na escuridão se perde a todo o momento nos obstáculos traiçoeiros do mundo, além de não poderem visualizar o final da estrada.

“Se reconhecemos os nossos pecados, Deus que é fiel e justo perdoará os nossos pecados e nos purificará de toda a injustiça.(1Jo 1,9)


Ainda assim é preciso dizer – Mesmo andando na luz devemos reconhecer que é somente por ela que temos a oportunidade de viver na verdade e na autenticidade. Sendo assim, como filhos do amor, necessitamos cultivar em nós um coração sincero, reconhecedor de suas misérias e limitações, e que não possui a vergonha de dizer que sem a LUZ nada é possível. Cada vez que nos reconhecemos dependentes e indignos de tê-la, a misericórdia de Deus, que é abundante, nos preenche com toda a força necessária para permanecer fiéis aos desígnios de d’Ele.

Você é filho da LUZ!! Não permita que ninguém diga o contrário! Viva, portanto, como um verdadeiro merecedor da luz!

Abraço Fraterno
Gabriel Calvi

Vídeo / Se andarmos na luz - Heloisa Rosa

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

A VIDA SE MANIFESTOU



“(...) Então saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo que Jesus amava. E disse para Eles: ‘Tiraram o Senhor do túmulo e não sabemos onde colocaram’”. (Jo 20,2)

A vida se manifestou no meio de nós. Falar do nascimento de Jesus implica falar do nascimento da vida liberta da mancha do pecado. Com a revelação do Filho de Deus, a humanidade tem a oportunidade de abandonar as trevas a partir a experiência verdadeira e autêntica com a luz original; “porque a vida se manifestou” (1Jo 1,2b).

O túmulo está vazio! Alguém o violou? Não! Na realidade, ninguém o violou, ao contrário, algo maior aconteceu, foi a vida que despontou novamente. No entanto, agora ela vence a morte provando que esta não tem poder algum. Os discípulos constatam que o local onde o Mestre estava está vazio, contudo, não entendem a dimensão do que isso significa. Aliás, a ausência de Jesus no túmulo indica que depois de abandoná-lo foi o nosso coração o escolhido para ser sua morada. Portanto, um coração pleno de Deus oferece a prova de que a vida permanece triunfando sobre a morte e assim sempre será. Não há a probabilidade de se ter uma vida cristã autêntica se o nosso coração estiver ausente de Deus.

Pedro e o discípulo amado foram até o túmulo. A passagem não coloca o nome do discípulo, alguns estudiosos afirmam ser o discípulo João. Entretanto, a palavra de Deus nos dá a abertura para nos colocarmos no lugar do discípulo que Jesus tanto ama. Assim, assumindo este posto, temos o compromisso de viver a palavra de Deus na plenitude e na gratuidade do nosso coração. Colocar-se no lugar do discípulo amado é assumir o cristianismo em toda a extensão da sua palavra e é exatamente isso o que Deus deseja de nós.

Abraço Fraterno
Gabriel Calvi

Vídeo / Nessa Estrada - Adoração e Vida

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

O NATAL DA MUDANÇA



O Natal se aproxima e com ele o nascimento do Rei. As portas da salvação serão abertas para toda a humanidade através da encarnação do Filho de Deus que veio nos dar a esperança de uma vida nova. No entanto, para ter uma vida renovada é preciso ter o desejo de mudança, e o natal é o tempo propício. Não há a mínima possibilidade de viver o natal se existir em nós um sentimento contrário ao do verdadeiro espírito natalino. Mais profundamente, o natal nos induz a rever os erros cometidos e a partir disso se lançar na busca de repará-los.

        O nascimento do Menino Deus nos conduz ainda para a festa do Amor - Jesus é o próprio amor encarnado no meio de nós. Esse amor pressupõe um movimento puro e desinteressado, pressupõe mudanças. Ou seja, cria no coração daqueles que o celebram de verdade o desejo de não serem indiferentes. Não dá pra permanecer apático diante da vida, não dá pra perseverar diante das besteiras consumadas. JESUS VAI NASCER e se em nós não houver um resquício de mudança o NATAL será em vão, e o nascimento do Filho de Deus para nós também o será.

Portanto caríssimo leitor, você é convidado a fazer a diferença, é convidado a viver o nascimento de Jesus de forma integral. Para isso este tempo lança o desafio de perdoar as ofensas sofridas e pedir perdão pelos erros cometidos. Há ainda a oportunidade, com a chegada de Jesus, de mudar e mudar pra melhor, pois se sabe que é exatamente isso que o nosso Rei deseja. É preciso salientar que se houver em nós vontade para que tudo isso ocorra, então o natal já terá valido a pena e Jesus não terá nascido em vão.

Reflita amigo leitor, qual é o verdadeiro sentido do natal?

Obrigado a todos que leem as postagens do Blog, desejo um sincero e feliz Natal, que o Menino Deus encontre no coração de cada amigo uma manjedoura preparada para recebê-lo!!!

UM FELIZ E SANTO NATAL

Abraço Fraterno
Gabriel Calvi

Vídeo / Adeste Fidelis - Luciano Pavarotti

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

MAIS DO QUE UM “SIM”



“Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra.”
 (Lc 1,38)

O natal se aproxima. Jesus novamente nascerá no coração de todos aqueles que acreditam em suas palavras e seguem seus preceitos. Com o natal nasce a esperança. Na realidade, a esperança se encarna no meio de nós juntamente com o amor e a luz que emana do Menino Deus que vem dar ao mundo a salvação e a possibilidade de uma nova vida longe das trevas do pecado. No entanto, é impossível viver o natal sem mencionar uma das figuras mais importantes, estou falando de Maria e da sua disponibilidade em acolher os preceitos de Deus.

Certa vez, em uma celebração semanal em que comemorávamos uma festa mariana, o padre que presidia a celebração nos levou a meditar sobre o “sim” de Maria. Na ocasião ele nos chamou a atenção para o evangelho que falava a respeito da visita do anjo a Maria (Lucas 1,26-38). O padre com toda sua sabedoria nos fez a seguinte observação; “percebam no evangelho se Maria disse ‘sim’”. De fato, analisando atentamente cada versículo do evangelho chegamos a conclusão que Maria não disse “sim” em nenhum momento, na realidade em passagem alguma da Bíblia Maria disse sim. O padre nos explicou que um simples “sim” era insuficiente para a grandiosidade do compromisso de Maria. Na realidade ela não disse sim. Ela fez mais do que isso, se colocou inteiramente nas mãos do Senhor dizendo exatamente o seguinte: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra.” Diante da presença do anjo e da magnitude do anúncio feito por ele, A Mãe de Deus entregou tudo o que possuía, ou seja, ofereceu sua vida nas mãos do Senhor, desejando ardentemente que a vontade do seu Deus se cumprisse em sua vida.

Aprofundando um pouco mais o evangelho (Lc 1,26-38). Nós iremos perceber que Maria não precisou ser persuadida pelo anjo, também não necessitou de muitas explicações, mesmo não entendendo como isso aconteceria; “como vai acontecer isso, se não conheço homem algum? (Lc 1,34)”. Maria tinha a convicção do que faria, ela permaneceu fiel e não teve medo das consequências que tal anúncio poderia lhe trazer. Com isso podemos concluir que entender a disponibilidade do coração de Maria é inatingível ao entendimento humano. Porém, mesmo não entendendo o seu coração, Maria é exemplo para a humanidade.

Nós somos convidados caríssimos irmãos a seguir o seu exemplo de disponibilidade, somos chamados a nos entregar nas mãos do Senhor, não apenas parcialmente, mas sim, integralmente. Confesso que tal processo não é fácil. Todavia, um simples “sim” diante do que o Senhor faz por nós é pequeno demais. Necessitamos nos entregar assim como Maria. Esse é o desejo de Deus, que como filhos seus, no depositemos em suas mãos. Portanto, esse é o desafio, que a exemplo de Maria nos abandonemos nas mãos do Senhor confiando em suas palavras e em seus desígnios.

Abraço Fraterno
Gabriel Calvi

Vídeo / O Cântico de Maria - Adoração e Vida

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

SEI EM QUEM DEPOSITEI A MINHA ESPERANÇA



Eis o Deus que me salva, tenho confiança e nada temo, porque minha força e meu canto é o Senhor, e ele foi o meu salvador. (Is 12,2)

Não há na mente do verdadeiro cristão espaço para angústia. Para os que se abrem ao Senhor e fazem d’Ele a base de suas vidas não há medo ou insegurança capaz de derrotá-los. No entanto, para não dar um tom de contradição nas palavras do profeta Isaías é preciso ressaltar; depositar a confiança em Jesus não é “abandonar” sua vida inteiramente em suas mãos. Este abandono se encontra no sentido de “descaso” ou “falta de compromisso”, pois pode surgir na mente do Cristão algo como: “já que depositei tudo no coração do Salvador não necessito fazer mais nada”. Não! Age errado, quem age dessa forma.
 A esperança e o abandono são modos que temos de acreditar que nossos sonhos são possíveis se estiverem ancorados em Deus. Na dimensão de depositar a esperança no Pai e confiar que nossos caminhos são seguros, existe outra dimensão que é a da responsabilidade. Eu me abandono no Senhor, entretanto, assumo todos os meus compromissos, minhas fragilidades e “cruzes” e TENTO a partir disso levar uma vida íntegra na certeza que estou sendo ancorado por Deus. O cristão verdadeiro entende que não há como se apoiar no Senhor se eu não assumo a minha vida e não faço nada para que ela realmente seja melhor.

“Deus dá ânimo ao cansado e recupera as forças do enfraquecido” (Is 40,29)

O maior desejo do coração de Deus é que seus filhos o busquem incessantemente. No entanto, na vida cristã não há espaço para o “preguiçoso” e muito menos para o “esperto”. Na vida Cristã só há espaço para aqueles que lutam sem esmorecer, para os determinados. Viver em Jesus Cristo é assumir com autenticidade todas as provações na certeza de que Ele dá força ao enfraquecido e ânimo ao cansado.

E você caro leitor? Como age? Tem reclamado muito da vida? Deposita sua confiança no Senhor assumindo o compromisso de fazer a sua parte ou apenas abandona com descaso?

Perceba que deixar-se conduzir por Jesus é o melhor que podemos fazer, no entanto, é preciso assumir a realidade da sua vida e com um coração sincero dizer a Ele tudo o que você necessita! Precisa de ânimo? Ele pode dar, mas é preciso cooperar e começar a enxergar o mundo de uma forma mais positiva. Necessita de força? Que tal voltar no passado e perceber que em alguns momentos você teve força para resolver determinada situação que talvez hoje você julgaria que não tivesse?

ACREDITE a mão de Deus caminha conosco, no entanto, nos fechamos em nossos egoísmos e problemas mesquinhos e não temos a capacidade de agradecer os momentos que Deus nos ajudou! AGRADEÇA, TENHA FORÇA, ACREDITE! VOCÊ PODE!
Afinal, VOCÊ SABE EM QUEM DESPOSITOU A SUA ESPERANÇA, NÃO É MESMO?

Abraço Fraterno
Gabriel Calvi

Vídeo / Jesus é o Caminho - Heloisa Rosa

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

O ADVENTO COMO SACRAMENTO DA ESPERANÇA!



Um novo tempo se descortina no cenário da Igreja nestes dias – o Advento. Quando  paramos para pensar um pouco a respeito do ADVENTO, logo percebemos a riqueza desse tempo litúrgico. Aliás, também percebemos que na sua espiritualidade e mística este é um tempo de esperança porque Cristo é a nossa esperança como sugere o Apóstolo Paulo em sua primeira carta a Timóteo; esperança na renovação de todas as coisas, na libertação das nossas misérias, pecados, fraquezas, esperança que nos forma na paciência diante das dificuldades e tribulações da vida, diante das perseguições, etc.

Advento tem sua raiz etimológica no latim ad-venio, que significa chegar. Por isso, enquanto se espera a chegada de alguém se toma a atitude de atenção, se fica de prontidão. Mas a quem ou o que estamos aguardando? Atualizamos a nossa espera no Menino Deus que está sendo gestado no seio da condição humana, que vai nascer no solo de nossos corações e irá nos trazer a salvação. Aguardamos no desejo incontido de ver as estradas se transformando, aos poucos, em chegadas revestidas de alegrias, por meio do nascimento do amor – o Verbo Encarnado. Neste processo de espera somos levados à certeza de que nenhuma passagem pode ser sem esforço. É no muito esperar que alcançamos o outro lado do rio, o outro lado da margem, e para tanto é preciso ser sustentados pela âncora da espera e guiados pela bússola da esperança se quisermos fazer tal percurso.

Gosto sempre de pensar também que o Advento embora signifique a espera n’Aquele que vem, é também recordação de sua chegada, isto é, sua presença já começada. Já me explico: A teologia do Advento significa também a presença começada do próprio Deus. Por isso, ela nos recorda duas coisas: primeiro, que a presença de Deus no mundo já começou, e que Ele já está presente de uma maneira oculta tal como o fruto está velado na semente; em segundo lugar, que essa presença de Deus acaba de começar, ainda que não seja total, e está em processo de crescimento e amadurecimento nos solos dos corações, como também acontece com os frutos ao traduzirem seus primeiros sinais de presença no seio da terra. E aqui o interessante é que singular processo se dá com o Menino Deus, porque sua presença já começou, e somos nós, os que abraçamos o Cristianismo que devemos fazê-lo crescer no mundo ao regarmos a semente dessa presença com a água da ESPERANÇA.

Talvez você já tenha percebido também que o segredo de uma boa colheita está no cultivo e na espera. O cultivo por vezes traduz com beleza o fruto que está por vir. E a espera é a concretude de que o fruto que está para chegar de algum modo nos trará algo novo, algo que nos faça contemplar a vida com outras cores e experimentá-la com outros sabores. Advento, portanto, é isso. É tempo de espiritualidade que nos favorece nutrir o cultivo da fé e da esperança no Cristo que nasce em cada coração humano no Natal que sucede a essa espera. Advento, portanto, é também Sacramento, isto é sinal da Esperança. “Spe Salvi facti sumus“ - pois, é na esperança que fomos salvos (Rm 8,24). Que nosso Advento, seja, pois uma oportunidade fecunda de dar sentido a essa esperança n’Aquele que nos redimiu quando veio nos visitar e resolveu fazer morada em nosso coração.


Seu irmão,

Jerônimo Lauricio

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

A remissão abre as portas para o céu!



“Uns homens traziam um paralítico num leito e procuravam fazê-lo entrar para apresentá-lo (...). Vendo-lhes a fé, ele disse: ‘Homem, teus pecados estão perdoados’”. (Lc 5,18.20)

Neste tempo do Advento somos convidados a esperar por Jesus. Somos também chamados a nos despojar de tudo o que nos impede de contemplar as maravilhas de Deus através da revelação do seu Filho. Para que isso aconteça esse momento do ano nos dá a possibilidade de refletir sobre nossa vida, nossas ações e fragilidades. Ainda no advento surge, de forma especial, o momento para nos redimir de nossas culpas através do sacramento da reconciliação, ação que nos tira toda mancha do pecado abrindo as portas para uma nova forma de caminhar.

O pecado é o grande vilão da vida cristã. Pelo pecado é que fomos condenados à morte. Todavia, libertos, posteriormente graças ao mistério pascal de nosso Senhor Jesus Cristo que nos deu vida nova. O pecado fecha as portas para uma vida plena em Jesus Cristo, e abre uma outra da infelicidade e da decadência. O pecado é o fruto do egoísmo e da vontade humana de fazer de si mesmo o próprio Deus. E não há como negar, o pecado só acontece porque nós fazemos a opção por ele. Alguns podem negar, mas o pecado só pode acontecer se em mim existir a vontade de executá-lo. O pecado é sedutor, atraente, e esconde-se no prazer de uma vida fugaz e vazia. Para sair dessa situação é necessário a força de vontade e o desejo e andar novamente pelas veredas do Senhor.

Deus não pode nos perdoar se não existir em nós o desejo de nos redimirmos perante Ele. Só há perdão através da remissão. Só há libertação se houver um desejo de caminhar pela luz. Logo, a remissão é a chave de todo cristão que deseja abrir as portas do céus.

“(...) porque jorrarão água no deserto e rios na terra seca” (Is 35,6b)

O sacramento da reconciliação torna fértil a vida que antes era árida pelo pecado. E neste tempo que nos preparamos para o nascimento de Jesus podemos fazer com que nossas vidas se tornem rios de água viva através desse sacramento que faz voltar a vida todos aquele que deseja entrar nas veredas do Senhor. Este é o momento. Aplainai os caminhos da sua vida para receber o Salvador!

Abraço Fraterno

Gabriel Calvi

Vídeo / Se Andarmos na Luz - Heloísa Rosa