quarta-feira, 17 de agosto de 2011

PERSEVERAR E PERMANECER



Diversas vezes usamos das palavras de forma automática sem perceber realmente o que elas significam, ou seja, qual a verdadeira intenção que ela leva por trás das letras que as constituem e que proporcionam ao interlocutor uma boa conversa e uma transmissão eficaz de sua mensagem? Outras vezes reprisamos palavras nas quais ouvimos, mas que não entendemos o real contexto a que ela pertence.

Nas últimas semanas duas palavras ganharam destaque em meus diálogos e discursos, não porque as usei de forma exagerada ou fora do contexto, mas porque parei por um minuto e me questionei o que elas verdadeiramente queriam transmitir. E assim como os animais que passam o dia “ruminando” sentindo o sabor das coisas a cada pedaço, tentei entender o que elas expressam no sentido real e no sentido da qual buscava. Essas duas palavras são PERSERVERAR e PERMANECER.

Buscando a etimologia das duas palavras encontrei o seguinte: PERSEVERAR vem do latim e significa “per – através” e “severus – sério/estrito”. A palavra PERMANECER também de origem latina significa “per – através” e “manere – ficar”. A partir das respostas de minhas pesquisas consegui entender o que Jesus queria dizer quando nos pedia para permanecer e para perseverar. Ambas as palavras nos conduzem a uma sensação de entrelaçamento, de uma relação autêntica toda alicerçada no amor, na fidelidade, no serviço e na esperança aos projetos e desejos de Cristo.

Para permanecer é preciso perseverar, e como nos indica o significado é preciso através da seriedade e do caminho estreito assumir Cristo como único Senhor. Para isso se faz necessário assumir um único caminho, o caminho que nos transporta aos braços do Pastor que anseia pelas suas ovelhas. Logo quem consegue executar a perseverança tem automaticamente o ensejo de perseverar no amor de Cristo. Tem a oportunidade de através do amor d’Ele ficar sempre, ou seja, de permanecer nos caminhos concretos da vida. Não existe perseverança sem permanência e vice-versa, ambas são totalmente necessárias para uma trajetória na fidedigna realidade de filhos de Deus.

PENSE NISSO!
Abraço Fraterno
Gabriel Calvi

3 comentários:

Unknown disse...

Gostei muito! Também estava buscando a diferença entre as duas palavras que Jesus cita várias vezes na Palavra deste Tempo Litúrgico.
Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo
Salve Maria

Anônimo disse...

Também gostei muito do texto.

Obrigado!
Anderson Franco

Unknown disse...

Muito bom mesmo
Perseverar é bem mais que continuar