quarta-feira, 10 de agosto de 2011

UM CORAÇÃO SEM MANCHA



“Não é o que entra na boca que torna o homem impuro, mas o que sai da boca, isso torna o homem impuro” (Mt 15,11)

O que torna o homem impuro não é aquilo que o cerca, não são as maldades presentes no mundo e muito menos a vida desregrada. Tudo isso, de fato, pode sim entrar em nosso coração, repito, pode entrar em nosso coração e ocasionar grande tristeza, mas não é causa da mancha. Mas então o que é que torna o homem impuro?

Todas essas situações descritas tendem infelizmente a passar por nós – no entanto, não podemos agir da mesma forma, uma coisa é viver em um mundo sem leis e sem princípios cristãos, a outra é deixar-se conduzir por elas. Ou seja, posso permitir que tudo isso passe pelo meu conhecimento, posso ver e ficar indignado com tudo isso, mas não devo me deixar conduzir, não posso permitir que o meu coração se conforme com tudo isso ou permita-se agir da mesma forma.

O que vem de fora então não pode mesmo nos manchar? NÃO PODE! O que vem do mundo nunca poderá nos fazer pecar, a não ser que nós criemos em nosso coração sentimentos semelhantes, a não que desejemos viver da mesma forma, mas isso não é ser influenciado, e sim, uma opção espontânea pelo pecado.

Somos tentados de todos os lados, o pecado tenta nos seduzir a qualquer custo, entretanto, somente se eu desejar é que ele pode entrar, e isso não será um sentimento externo, mas interno. O pecado brota em meu coração se eu me deixo seduzir por ele, caso contrário ele ficará sempre do lado de fora. Porque sabemos que nosso coração mora o Senhor da vida.

Portanto a opção de pecar ou não é somente nossa, é optar em ser orientado pelo pecado ou orientado por Jesus. É decisão nossa!

É preciso tirar do coração tudo o que não vem de Deus, é preciso se purificar sempre através de um reconhecimento sincero da condição humana, das fragilidades e do impulso em ser melhor, em ser cada vez um participante da realidade do céu. Mais uma vez é necessário dizer, a Decisão é somente sua!
Abraço Fraterno
Gabriel Calvi

Nenhum comentário: