quarta-feira, 14 de setembro de 2011

UM OLHAR APAIXONADO



"Foi o tempo que dedicaste à tua rosa que a fez tão importante"


O que realmente é importante? Quais são as coisas de valor que podemos encontrar? Será que todas as coisas são da forma que se apresentam ou depende da maneira como a olhamos?

No mundo onde a “religião” do efêmero e do descartável rege a maioria das pessoas não é de se impressionar que muitos não percebam o mundo com os olhos apaixonados, não é motivo de espanto que homem na conquista do dia-dia perca a oportunidade de perceber o que está a sua volta. Há pessoas que lutam por um mundo melhor, diferente, utópico, na tentativa de transformar o que possuem em algo melhor, quando na verdade não percebem que aquilo que detém é valioso ao extremo, sendo necessário apenas um olhar diferenciado, um olhar que veja com as lentes do amor.

Há injustiça, tristeza e tantas outras coisas ruins presentes em nosso mundo? Sem dúvidas! Mas não é apenas é apenas isso! O que acontece é que nós estamos com os óculos errados, olhamos para as coisas com as lentes da desesperança e do pessimismo. Encontramos-nos abatidos porque nos esquecemos de admirar o mundo por aquilo que ele realmente é, e pelo que pode ser se começarmos a vê-lo sobre outra ótica.

Pode ser que nossos sentimentos, nossas esperanças ou até mesmo nossos desejos sejam pequenos ou simples demais para a construção de uma realidade melhor, mas não é isso que as desvaloriza, o que verdadeiramente desvaloriza é a disposição em olhar para as coisas como se elas não tivessem a mínima importância ou a incapacidade de transformação.

O pequeno príncipe personagem de Antonie Exupery entendeu o que era tornar importantes as coisas que possuía. Vivia sozinho em um planeta pequeno, e em seu mundo possuía uma rosa trazida pelos ventos e cuidada por ele com muito carinho, até que um dia ao chegar ao planeta terra, em uma de suas viagens, se deparou com um roseiral, espantado o pequeno príncipe disse que a rosa de seu planeta pensava que era única e importante, o homem que o acompanhava, no entanto, disse que o que a tornou importante foi exatamente o tempo que ele havia se dedicado a ela.

Será que não possuímos algo que pode ser importante se tratarmos de maneira importante?

Não são as pessoas que determinam a importância das nossas coisas, mas sim, o tempo que nos dedicamos a ela e o amor na qual imprimimos no tempo que passamos ao lado delas. Temos o poder de tornar a nossa vida melhor se cultivarmos um olhar enamorado. Temos a capacidade de transformação no instante em que passamos a enxergar a realidade com esperança e com o anseio de fazê-la melhor. Tudo depende de nós. As coisas se modificam na medida em que curamos nosso olhar de tudo aquilo que não exalta a nossa história.
Portanto amigo leitor comece cada dia pedindo a Deus a graça de ver o mundo da forma como Ele via, com expectativa de fazer a diferença a cada dia!

Abraço Fraterno
Gabriel Calvi 

É simples, o segredo:
só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos.
Foi o tempo que perdeste com tua rosa, que fez tua rosa tão importante.
Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.
Tu és responsável pela rosa...
- O essencial é invisível para os olhos, repetiu o principezinho, a fim de se lembrar...

" Os homens do teu planeta, disse o principezinho, cultivam cinco mil rosas num mesmo jardim...e nunca encontram o que procuram...
E no entanto, o que eles buscam poderia ser achado numa só rosa, ou num pouquinho d'água...
Mas os olhos são cegos. É preciso buscar com o coração..."
Trecho do livro "O Pequeno Princípe"


Nenhum comentário: