sexta-feira, 2 de setembro de 2011

O AMOR singular manifestado na pluralidade!



“Amai-vos uns aos outros assim como eu vos amei” (Jo 15,12)

Perguntando-me dias atrás sobre o real significado desse versículo, e me questionando sobre o mesmo fui encontrar na língua portuguesa o princípio de uma resposta que talvez jamais atinja a sua totalidade. De fato, a língua portuguesa contribuiu para entender o significado da palavra da qual buscava explicação, e a causa da minha busca é a palavra AMOR. E foi através da seguinte pergunta que comecei meu estudo – Qual é o sinônimo de amor?

Depois de muito refletir percebi que muitas de nossas palavras possuíam outras palavras que a substituíam. Por exemplo; sinônimo de alegria, felicidade – de tristeza, angústia. No entanto, depois de algum tempo meditando e pesquisando não encontrei nenhuma outra palavra que suprisse a palavra AMOR. Compreendi que essa palavra é fundada em algo sagrado, de contexto inexplicável, entretanto, ela se realiza na vida de cada ser humano através de simples atitudes. Conclui, assim sendo, que não há sinônimo para amor, e muito menos outra palavra que possa manifestar a grandiosidade desse sentimento.

Intuí ainda que a verdadeira raiz do AMOR encontra-se n’Aquele que é inominável, ou seja, o próprio Deus. A partir disso encontrei apoio em um ensinamento de Santo Agostinho, filósofo da idade média, que dizia que qualquer palavra que usemos para nomear Deus é insuficiente, pois Ele é muito mais do que tudo aquilo que podemos imaginar. É isso! (pensei) Não existe amor sem Deus, pois ele é o próprio amor. Deus é amor, e esse amor se manifesta em cada um de nós, logo, cada irmão, cada face que se revela a nós é antes de tudo, a face de Deus que emana amor a humanidade, e neste vínculo de relações quem não ama o seu próximo e não faz a experiência de viver em comunhão com ele certamente tem dificuldades para amar.

O amor de Deus é único, é SINGULAR, e todas as outras formas na qual o amor se manifesta deriva de uma única forma de amor, ou seja, o amor provém de Deus, é gerado n’Ele. Logo esse sentimento só pode ser expresso na PLURALIDADE das relações. De forma mais explícita, só podemos amar se fizermos a experiência do amor-comunhão, é nesta dimensão que se encontra o maior mandamento de Cristo! “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”

Abraço Fraterno
Gabriel Calvi

Nenhum comentário: