“Amai vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos (maltratam e) perseguem.” (Mt 5,44)
Existem duas novidades nas palavras de Jesus, a primeira é o seu mandamento da qual nós conhecemos e tentamos na simplicidade de nossas vidas executar que é o amor. A segunda novidade e talvez a mais desafiadora de todo evangelho e que também está intrínseca na primeira novidade – “O amor aos inimigos”.
O amor acontece porque enxergamos nos outros características que se assemelham às nossas ou que difere das nossas e que nos impressionam. Amamos o próximo porque ele nos cativa e faz bem para nossa vida, tornando-nos pessoas melhores, mais humanas. Isto é esplendido e é realmente o que Jesus quer de nós, contudo, Ele vai além e ultrapassa a barreira da afinidade e pedindo-nos para que amemos os nossos inimigos.
O amor ultrapassa a barreira da amizade, ultrapassa o nosso entendimento e atinge todas as pessoas. Portanto, como amar os inimigos?
É possível amar nossos inimigos tentando descobrir neles o rosto de Cristo, por mais que defeitos que o nosso próximo tenha, devemos lembrar que também apresentamos defeitos e às vezes mais difíceis do que os dos nossos semelhantes. Isto nos leva a concluir que SIM, é possível amar os nossos inimigos, começando pela oração, rezando por eles e acreditando que eles são face de Cristo para outras pessoas e tem dentro de si o mesmo desejo nosso de ser cada vez mais de Deus.
Peçamos a Deus a graça de amar aqueles que nos fazem mal e nos perseguem e ainda que possamos ver neles a face do Pai que se revela a todos!
TENHA UM DIA ABENÇOADO!
Nenhum comentário:
Postar um comentário