quarta-feira, 22 de junho de 2011

Amai os vossos inimigos...


“Amai vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos (maltratam e) perseguem.” (Mt 5,44)

Existem duas novidades nas palavras de Jesus, a primeira é o seu mandamento da qual nós conhecemos e tentamos na simplicidade de nossas vidas executar que é o amor. A segunda novidade e talvez a mais desafiadora de todo evangelho e que também está intrínseca na primeira novidade – “O amor aos inimigos”.

O amor acontece porque enxergamos nos outros características que se assemelham às nossas ou que difere das nossas e que nos impressionam. Amamos o próximo porque ele nos cativa e faz bem para nossa vida, tornando-nos pessoas melhores, mais humanas. Isto é esplendido e é realmente o que Jesus quer de nós, contudo, Ele vai além e ultrapassa a barreira da afinidade e pedindo-nos para que amemos os nossos inimigos.

O amor ultrapassa a barreira da amizade, ultrapassa o nosso entendimento e atinge todas as pessoas. Portanto, como amar os inimigos?

É possível amar nossos inimigos tentando descobrir neles o rosto de Cristo, por mais que defeitos que o nosso próximo tenha, devemos lembrar que também apresentamos defeitos e às vezes mais difíceis do que os dos nossos semelhantes. Isto nos leva a concluir que SIM, é possível amar os nossos inimigos, começando pela oração, rezando por eles e acreditando que eles são face de Cristo para outras pessoas e tem dentro de si o mesmo desejo nosso de ser cada vez mais de Deus.

Peçamos a Deus a graça de amar aqueles que nos fazem mal e nos perseguem e ainda que possamos ver neles a face do Pai que se revela a todos!

TENHA UM DIA ABENÇOADO! 

Nenhum comentário: