quinta-feira, 7 de julho de 2011

A MÍSTICA DO CHÃO



“Ainda que caia, não ficará prostrado, porque o Senhor o sustenta pela mão”. (Salmo 36,24)

O chão não é um lugar que todos almejam, de todos os lugares para se estar, seja ele talvez o menos desejado, já que enquanto participantes da realidade dos céus entendemos que o melhor lugar para se estar é sempre perto do coração de Deus - ou seja, em todos os lugares que nos levem a ele, menos o chão. No entanto, existe uma mística que se esconde por trás dessa realidade, existe um sentido e uma explicação na qual mostra porque fazer a experiência do chão é tão importante para nossas vidas.

Estar no chão não é um dos processos mais agradáveis e nem dos mais desejáveis. Ao contrário, estar no chão pode ser um dos processos mais doloroso da nossa vida, momentos daquele dos quais nós jamais desejaríamos passar, momentos que nós nos encontramos diante dos nossos limites, das nossas fraquezas e que não há como fugir delas. Instante em que percebemos todas as nossas feridas e suas causas. Situação que nos obriga a permanecermos sozinhos, isolados de tudo, momentos ainda em que parece que a felicidade nunca habitou em nossos corações e que talvez nunca mais volte a habitar. Momento em que somos apenas nós com nós mesmos.  No entanto caro irmão (a) é inegável dizer que estar no chão é um dos mais belos processos que a vida pode nos proporcionar, processo que se faz totalmente necessário e de vital importância.

 Estar no chão não é ocasião para sentimento de humilhação ou rejeição, talvez esses sentimentos brotem o que é normal, mas o foco dessa experiência é outro – é oportunidade para aprendizado, é oportunidade para reconhecer as fraquezas, para perceber as feridas, mesmo que todas elas machuquem e ocasionem profunda dor, diante de tudo isso é preciso entender algumas coisas.

No chão nós deixamos tudo àquilo que não vamos precisar quando estivermos perto do coração de Deus, e caminhando na sua vontade. No chão nós aprendemos a recomeçar – aprendemos que por mais dolorosa que seja determinada situação ou determinada perda nós sempre conseguiremos ultrapassá-la, pois não existe dor alguma que dure eternamente, ao contrário, a dor só domina nossas vidas até o momento em que nós permitimos, quando a contivemos e a colocamos em seu devido lugar o processo de amadurecimento se inicia. Outra coisa importante a ser dita é que quando aprendemos no chão a manusear a nossa vida e a recomeçar isso não quer dizer que nunca mais voltaremos para o chão! Ao contrário, voltaremos quantas vezes por necessário, o chão é um processo que dura até o dia em que passamos definitivamente para o céu.

Caro irmão (a) é preciso ainda reconhecer que em todo processo Jesus nunca nos abandona. Em cada momento dessa experiência é ELE quem nos dá forças, é Ele quem cura nossas feridas, é Ele quem nos diz para não desanimarmos, é Ele quem nos carrega nos momentos em que parece que a dor não desaparecerá. JESUS ESTÁ CONOSCO EM TODO O PROCESSO e nos segura pela mão amparando a todo o momento, é preciso reconhecê-lo a todo instante e perceber que desde o primeiro momento, ou seja, desde o chão é Ele quem está conosco e não irá se separar de nós, pois seu maior desejo é nos ver caminhando novamente pelas suas veredas!

Pense nisso! O CHÃO É MOMENTO PARA REABASTECER AS FORÇAS E GANHAR APRENDIZADO ACOMPANHADO DE JESUS! 

Abraço Fraterno 
Gabriel Calvi 

2 comentários:

Viviane Sales disse...

Irmão, eu me vi e vejo várias vezes no chão, sozinha e humilhada. Mas o que faz a diferença no momento de dor, é que sei que meu Pai, Jesus e o Espírito Santo está comigo constantemente... e eu sinto a presença Deles. Obrigado por partilhar conosco tal reflexão! Deus te abençoe!

Anônimo disse...

Boa noite.

Esse texto tocou mto meu coração, obrigada por ter postado.
Deus usa mtos instrumentos, hj usou vc.

Deus te ilumine


Twitter : @Dmariazinha