terça-feira, 17 de maio de 2011

ALEGRIA VERDADEIRA!



“As coisas finitas podem trazer felicidade, mas somente o Infinito pode dar a verdadeira alegria”. “É uma questão que atravessa largamente a sociedade e a cultura de hoje. O Evangelho apresenta Jesus como verdade: verdade de Deus e ao mesmo tempo verdade do homem. Como aconteceu com Francisco, também a nós Cristo fala ao coração. Corremos o risco de passar uma vida inteira ensurdecidos por vozes ruidosas mas vazias, corremos o risco de deixar fugir a sua voz, a única que conta, porque é a única que salva.
Papa Bento XVI

O Santo Padre nos fala de vozes ruidosas, mas vazias! Nessa vida temos que aprender a fazer a diferenciação entre as coisas que são Fogos de Fogueira e as que são  Fogos de Artifício.

Fogos de Artifício são muito belos. Coloridos. Iluminam a noite escura. Fazem muito barulho, chamam a atenção de inúmeros espectadores. Mas embora façam um verdadeiro estardalhaço, passam muito rapidamente, e embora iluminem a noite escura, sua iluminação é muito passageira. E depois de pouco tempo, a multidão que antes assistia a queima de fogos logo se esquece até do motivo pelo qual os fogos estouravam no ar.

Já o Fogo de Fogueira é mais discreto, quase que não chama a atenção. Mas em meio a noite fria e escura de pessoas perdidas aquece e protege de animais perigosos, e sua fumaça serve de sinal para pessoas que estão perdidas. É também mais duradouro. E o mais legal é que pode ser partilhado, levado a outros e assim se produzir mais fogueiras par aquecer as noite frias e escuras.

Na nossa vida também há coisas que são fogo de fogueira e de artifício. Podem ser nossa banda ou cantor (a) predileto (a) mas que por mais que gostemos deles (as) passarão. Podem ser pessoas que achamos que são amigas, mas que só fazem muito barulho, até são engraçadas, mas são vazias e não nos acrescentam nada. Quantas coisas em nossa vida fazem muito barulho, chamam a atenção mas são iguais Fogos de Artifício? Vazios, embora sejam belos. Nossos amigos, são fogos de fogueira ou de artifício? Nossos livros, programas de T.V. E eu? Sou fogo de fogueira na vida das pessoas ou de artifício? Me comprometo com a vida das pessoas?


(Fragmento da Hora Santa proposta pelo Papa aos Jovens)

Nenhum comentário: