terça-feira, 10 de maio de 2011

O QUE É UM AMIGO?



“O que é um amigo? - É uma única alma que habita dois corpos (Aristóteles)”

Qual é o verdadeiro valor da amizade para nossa vida? Cabe aqui repetir o fragmento da frase de Aristóteles – “O que é um Amigo?”

A amizade para o homem é, sem dúvida, um dos maiores bens. Um homem sem amigos com certeza não experimentou o amor, não fez uma experiência da partilha, partilha dos momentos bons e ruins. Um homem sem amigos talvez nem chegue a ser considerado como homem, pois o que dá razão a nossa existência são as nossas relações, o que dá razão a nossa existência é poder viver juntos como verdadeiros filhos de Deus.

Portanto, para que uma amizade aconteça se faz necessário existir três pessoas - Eu, o meu amigo, e a base da nossa amizade que é sem dúvida JESUS. Uma amizade que não tem como alicerce Jesus Cristo, não é uma amizade autêntica. Nós chamamos de amigos, e somos amigos porque experimentamos o amor de Deus no próximo, porque vemos nele alguém que além da nossa família, podemos contar em todos os momentos, podemos dividir tristezas e somar alegrias, podemos partilhar segredos e buscar refúgio.

“Um amigo ama em qualquer tempo, é um irmão no dia do perigo” (Pro 17,17)

A amizade nasce da gratuidade, não requer motivos para que exista, não é uma relação por interesse, ao contrário, é algo único, algo inexplicável. O fenômeno amizade é o fenômeno da manifestação da face amorosa de Deus.

Durante toda a nossa vida, existirão os mais variados tipos de amigos, irão existir aqueles que virão pra ficar por toda nossa morada na terra, existirão também, os amigos passageiros; entram em nossas vidas e deixam um sinal valioso que contribui para o nosso crescimento. Pessoas vão, sentimentos ficam, porém o valor da amizade é algo que jamais deve ser esquecido!

Hoje eu dedico esse texto a todos os meus amigos, quero agradecer a todos os que fizeram e a todos que fazem parte da minha existência. Agradeço a vocês meus irmãos pela fidelidade e pelo companheirismo de todos esses anos, o meu carinho se resume em oração, desejando que o Bom Deus sempre os guarde na palma de suas mãos!

Agradeça a Deus você também, caro leitor, pelo dom da Amizade! E reze pelos seus amigos, dê valor aos que estão a sua volta e aproveite com intensidade cada momento vivido com eles!
Tenha um Dia Abençoado!

Nenhum comentário: