quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

A LUZ QUE ILUMINA TODA TREVA



“Deus é luz e n'Ele não há trevas. Se dizemos que estamos em comunhão com Deus e, no entanto andamos em trevas, somos mentirosos e não praticamos a Verdade.” (1Jo 1,5-6)

Deus é a luz sem ocaso. É a luz que ilumina todos os caminhos, e que por onde passa deixa a certeza de que as trevas não imperam e nunca irão imperar sobre a luz. Ele nos enviou o seu Filho Jesus, e este veio para manifestar a luz no meio do povo que se encontrava nas trevas do pecado. Nessa certeza de que Jesus é a própria luz enviada ao mundo, nós cristãos, somos chamados a ter uma total mudança de atitude, e mais do que isso, somos chamados a decidir pela luz ou pelas trevas. Não dá pra enganar a si mesmo, aliás, não há como enganar a Deus. Logo, a escolha em andar na luz ou nas trevas parte de nós mesmos.

“Mas, se caminhamos na luz, como Deus está na luz, estamos em comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, o Filho de Deus, purifica-nos de todo o pecado.(1Jo 1,7)

As nossas atitudes demonstram a nossa opção de vida. Mostram inclusive, o que desejamos ser de fato. E mesmo que haja em nós o desejo de pertencer à luz, devemos consolidar essa vontade através de gestos concretos. Não é fácil ser um autêntico filho da luz diante dos múltiplos caminhos existentes. No entanto, quem faz a opção por andar na luz não se perde jamais. Além disso, quem anda na luz enxerga com clareza o próprio caminhar, tendo a oportunidade de superar todos os obstáculos. Os filhos da luz caminham em segurança, pois possuem Cristo como farol.

Ao contrário daqueles que fazem a opção pela luz, os que optam em andar nas trevas não conseguem ver nada a sua frente a não ser o seu próprio egoísmo. Quem anda na escuridão se perde a todo o momento nos obstáculos traiçoeiros do mundo, além de não poderem visualizar o final da estrada.

“Se reconhecemos os nossos pecados, Deus que é fiel e justo perdoará os nossos pecados e nos purificará de toda a injustiça.(1Jo 1,9)


Ainda assim é preciso dizer – Mesmo andando na luz devemos reconhecer que é somente por ela que temos a oportunidade de viver na verdade e na autenticidade. Sendo assim, como filhos do amor, necessitamos cultivar em nós um coração sincero, reconhecedor de suas misérias e limitações, e que não possui a vergonha de dizer que sem a LUZ nada é possível. Cada vez que nos reconhecemos dependentes e indignos de tê-la, a misericórdia de Deus, que é abundante, nos preenche com toda a força necessária para permanecer fiéis aos desígnios de d’Ele.

Você é filho da LUZ!! Não permita que ninguém diga o contrário! Viva, portanto, como um verdadeiro merecedor da luz!

Abraço Fraterno
Gabriel Calvi

Nenhum comentário: