segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

A remissão abre as portas para o céu!



“Uns homens traziam um paralítico num leito e procuravam fazê-lo entrar para apresentá-lo (...). Vendo-lhes a fé, ele disse: ‘Homem, teus pecados estão perdoados’”. (Lc 5,18.20)

Neste tempo do Advento somos convidados a esperar por Jesus. Somos também chamados a nos despojar de tudo o que nos impede de contemplar as maravilhas de Deus através da revelação do seu Filho. Para que isso aconteça esse momento do ano nos dá a possibilidade de refletir sobre nossa vida, nossas ações e fragilidades. Ainda no advento surge, de forma especial, o momento para nos redimir de nossas culpas através do sacramento da reconciliação, ação que nos tira toda mancha do pecado abrindo as portas para uma nova forma de caminhar.

O pecado é o grande vilão da vida cristã. Pelo pecado é que fomos condenados à morte. Todavia, libertos, posteriormente graças ao mistério pascal de nosso Senhor Jesus Cristo que nos deu vida nova. O pecado fecha as portas para uma vida plena em Jesus Cristo, e abre uma outra da infelicidade e da decadência. O pecado é o fruto do egoísmo e da vontade humana de fazer de si mesmo o próprio Deus. E não há como negar, o pecado só acontece porque nós fazemos a opção por ele. Alguns podem negar, mas o pecado só pode acontecer se em mim existir a vontade de executá-lo. O pecado é sedutor, atraente, e esconde-se no prazer de uma vida fugaz e vazia. Para sair dessa situação é necessário a força de vontade e o desejo e andar novamente pelas veredas do Senhor.

Deus não pode nos perdoar se não existir em nós o desejo de nos redimirmos perante Ele. Só há perdão através da remissão. Só há libertação se houver um desejo de caminhar pela luz. Logo, a remissão é a chave de todo cristão que deseja abrir as portas do céus.

“(...) porque jorrarão água no deserto e rios na terra seca” (Is 35,6b)

O sacramento da reconciliação torna fértil a vida que antes era árida pelo pecado. E neste tempo que nos preparamos para o nascimento de Jesus podemos fazer com que nossas vidas se tornem rios de água viva através desse sacramento que faz voltar a vida todos aquele que deseja entrar nas veredas do Senhor. Este é o momento. Aplainai os caminhos da sua vida para receber o Salvador!

Abraço Fraterno

Gabriel Calvi

Nenhum comentário: