quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

MAIS DO QUE UM “SIM”



“Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra.”
 (Lc 1,38)

O natal se aproxima. Jesus novamente nascerá no coração de todos aqueles que acreditam em suas palavras e seguem seus preceitos. Com o natal nasce a esperança. Na realidade, a esperança se encarna no meio de nós juntamente com o amor e a luz que emana do Menino Deus que vem dar ao mundo a salvação e a possibilidade de uma nova vida longe das trevas do pecado. No entanto, é impossível viver o natal sem mencionar uma das figuras mais importantes, estou falando de Maria e da sua disponibilidade em acolher os preceitos de Deus.

Certa vez, em uma celebração semanal em que comemorávamos uma festa mariana, o padre que presidia a celebração nos levou a meditar sobre o “sim” de Maria. Na ocasião ele nos chamou a atenção para o evangelho que falava a respeito da visita do anjo a Maria (Lucas 1,26-38). O padre com toda sua sabedoria nos fez a seguinte observação; “percebam no evangelho se Maria disse ‘sim’”. De fato, analisando atentamente cada versículo do evangelho chegamos a conclusão que Maria não disse “sim” em nenhum momento, na realidade em passagem alguma da Bíblia Maria disse sim. O padre nos explicou que um simples “sim” era insuficiente para a grandiosidade do compromisso de Maria. Na realidade ela não disse sim. Ela fez mais do que isso, se colocou inteiramente nas mãos do Senhor dizendo exatamente o seguinte: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra.” Diante da presença do anjo e da magnitude do anúncio feito por ele, A Mãe de Deus entregou tudo o que possuía, ou seja, ofereceu sua vida nas mãos do Senhor, desejando ardentemente que a vontade do seu Deus se cumprisse em sua vida.

Aprofundando um pouco mais o evangelho (Lc 1,26-38). Nós iremos perceber que Maria não precisou ser persuadida pelo anjo, também não necessitou de muitas explicações, mesmo não entendendo como isso aconteceria; “como vai acontecer isso, se não conheço homem algum? (Lc 1,34)”. Maria tinha a convicção do que faria, ela permaneceu fiel e não teve medo das consequências que tal anúncio poderia lhe trazer. Com isso podemos concluir que entender a disponibilidade do coração de Maria é inatingível ao entendimento humano. Porém, mesmo não entendendo o seu coração, Maria é exemplo para a humanidade.

Nós somos convidados caríssimos irmãos a seguir o seu exemplo de disponibilidade, somos chamados a nos entregar nas mãos do Senhor, não apenas parcialmente, mas sim, integralmente. Confesso que tal processo não é fácil. Todavia, um simples “sim” diante do que o Senhor faz por nós é pequeno demais. Necessitamos nos entregar assim como Maria. Esse é o desejo de Deus, que como filhos seus, no depositemos em suas mãos. Portanto, esse é o desafio, que a exemplo de Maria nos abandonemos nas mãos do Senhor confiando em suas palavras e em seus desígnios.

Abraço Fraterno
Gabriel Calvi

Nenhum comentário: