terça-feira, 27 de dezembro de 2011

A VIDA SE MANIFESTOU



“(...) Então saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo que Jesus amava. E disse para Eles: ‘Tiraram o Senhor do túmulo e não sabemos onde colocaram’”. (Jo 20,2)

A vida se manifestou no meio de nós. Falar do nascimento de Jesus implica falar do nascimento da vida liberta da mancha do pecado. Com a revelação do Filho de Deus, a humanidade tem a oportunidade de abandonar as trevas a partir a experiência verdadeira e autêntica com a luz original; “porque a vida se manifestou” (1Jo 1,2b).

O túmulo está vazio! Alguém o violou? Não! Na realidade, ninguém o violou, ao contrário, algo maior aconteceu, foi a vida que despontou novamente. No entanto, agora ela vence a morte provando que esta não tem poder algum. Os discípulos constatam que o local onde o Mestre estava está vazio, contudo, não entendem a dimensão do que isso significa. Aliás, a ausência de Jesus no túmulo indica que depois de abandoná-lo foi o nosso coração o escolhido para ser sua morada. Portanto, um coração pleno de Deus oferece a prova de que a vida permanece triunfando sobre a morte e assim sempre será. Não há a probabilidade de se ter uma vida cristã autêntica se o nosso coração estiver ausente de Deus.

Pedro e o discípulo amado foram até o túmulo. A passagem não coloca o nome do discípulo, alguns estudiosos afirmam ser o discípulo João. Entretanto, a palavra de Deus nos dá a abertura para nos colocarmos no lugar do discípulo que Jesus tanto ama. Assim, assumindo este posto, temos o compromisso de viver a palavra de Deus na plenitude e na gratuidade do nosso coração. Colocar-se no lugar do discípulo amado é assumir o cristianismo em toda a extensão da sua palavra e é exatamente isso o que Deus deseja de nós.

Abraço Fraterno
Gabriel Calvi

Nenhum comentário: