segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Lembranças do que já se Foram!

Hoje a Igreja celebra o dia de finados! Não tenho muito conhecimento sobre o dia de finados, portanto serei sucinto.
A nossa Igreja lembra hoje de todos aqueles que já se foram, de todos que já foram para a Casa do Pai, quando regressarmos ao céu, nossa alma pode ir diretamente para junto de Deus, ou passar pelo purgatório. A primeira é apenas para as pessoas que levaram uma vida santa aqui na terra, para aqueles com coração puro pureza, em geral nossos Santos. O purgatório é um lugar de purificação, purga que dizer purificar, nossas almas pela purificação, alguns estudiosos dizem que nossa alma fica no purgatório até sentirmos saudades de Deus, de estar junto com ELE.
Outras religiões não acreditam na existência do purgatório, acreditam apenas que, a pessoa quando morre fica esperando em um “sono profundo” o dia do juízo final com a vinda de Jesus.
O texto a seguir foi retirado do site Estudos da Bíblia (Clique Aqui para ver o Site) Confira!

O que a Bíblia diz?
O Purgatório Existe?
O purgatório, segundo a doutrina da Igreja Católica Romana, é o estado no qual os fiéis são purificados depois da morte, antes de entrar no céu. Desde que a nossa preocupação é com a doutrina bíblica, observamos que a palavra "purgatório" não se encontra nas Escrituras.


De onde vem, então, essa doutrina? Segundo o Catecismo Católico de John A. Hardon, S.J., a declaração formal da doutrina de purgatório foi feita em 1274, mais de 12 séculos depois da morte de Jesus! Uma vez que a doutrina se tornou oficial, foi necessário procurar algum apoio teológico. Hardon cita três trechos bíblicos para defender a idéia de purgatório. Vamos examinar cada citação:


1º) 2 Macabeus 12:41-45. Esse trecho descreve os atos de Judas Macabeus depois de uma batalha contra Górgias. Judas e seus homens oraram pelo pecado dos mortos e mandaram que fosse oferecido um sacrifício por eles em Jerusalém. Há dois problemas com o uso desse trecho: (A) 2 Macabeus é um dos livros contidos na Bíblia Católica mas rejeitados na maioria de outras bíblias. (B) O pecado citado no trecho (veja 2 Macabeus 12:40) foi idolatria, considerado o motivo da morte deles. Para usar este trecho para apoiar a doutrina de purgatório seria necessário afirmar que esses homens que alegamente morreram por causa da idolatria não morreram na prática de pecado mortal, pois a Igreja Católica ensina que tais pessoas não teriam acesso ao purgatório.


2º) Mateus 12:32 diz que a blasfêmia contra o Espírito Santo não será perdoada, nem neste mundo, nem no mundo que há de vir. Hardon conclui, sem prova nenhuma, que esse versículo sugere que outros pecados serão perdoados após a morte.


3º) 1 Coríntios 3:13,15 fala de julgamento através de fogo. O fogo serve para provar o valor das obras de cada um. O trecho nada diz sobre um lugar de purificação após a morte.
A Bíblia claramente afirma que o julgamento vem depois da morte (Hebreus 9:27), no qual seremos julgados pelos atos feitos por meio do corpo (2 Coríntios 5:10). Jesus ensinou que é impossível ao ímpio escapar dos tormentos para entrar no conforto dos fiéis (Lucas 16:25-26).


Devemos nos preparar para o julgamento agora, pois a Bíblia não fala de segundas chances após a morte.


- Texto de Dennis Allan

Irmãos, façamos nossos momentos de oração aos que já foram, por todas as almas do purgatório, para que consigam se libertar dos pecado e retornar para junto de nosso Pai!

Tenha um Dia Abençoado

Nenhum comentário: