terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Diga Sim! As Vontades do Pai!

Parábola dos dois filhos
28. Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, disse-lhe: - Meu filho, vai trabalhar hoje na vinha.
29. Respondeu ele: - Não quero. Mas, em seguida, tocado de arrependimento, foi.
30. Dirigindo-se depois ao outro, disse-lhe a mesma coisa. O filho respondeu: - Sim, pai! Mas não foi. 31. Qual dos dois fez a vontade do pai? O primeiro, responderam-lhe. E Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo: os publicanos e as meretrizes vos precedem no Reino de Deus!
32. João veio a vós no caminho da justiça e não crestes nele. Os publicanos, porém, e as prostitutas creram nele. E vós, vendo isto, nem fostes tocados de arrependimento para crerdes nele.

Na Leitura de hoje, nós observamos dois filhos serem testados em relação à obediência, e vimos que nem sempre aquele que diz “Sim Senhor!” é que faz a vontade do Pai.
O filho que disse “Não”, ficou arrependido e acabou indo fazer o que o Pai lhe pediu, esse disse não ao primeiro momento, mas em um exame de consciência voltou atrás e além de acatar as ordens, acima disso, mesmo sem vontade obedeceu a si mesmo e foi fazer o que lhe fora proposto.
Já o segundo filho mesmo dizendo “Sim”, não fez a vontade de seu Pai, ele tentou enganá-lo agradando-lhe com falsa promessa.
Qual dos filhos nós somos? Você diz “não” as vontades do Senhor, mas depois arrependido faz aquilo que Deus lhe pede mesmo contra a sua vontade, ou, você diz “sim”, mas a sua força de vontade, a obediência sobre si mesmo não lhe deixa executar aquilo que o Pai lhe pediu?
Temos que ser assim como o primeiro filho, que mesmo não gostando da vontade de Deus, as acolhem com obediência, esse é o segredo do Amor!
Por amor ao Pai, e por tudo que ele nos oferta, mesmo não gostando das sua vontades nós acabamos dizendo sim e acolhendo com amor, na certeza que se Deus está conosco, e somente Ele, sabe qual a melhor decisão para sua vida!
Entregue-se se coração e obediência a Deus confia Nele e Ele tudo fará!

Tenha um Dia Abençoado!

Um comentário:

Jerônimo Lauricio disse...

Realmente a cada dia se faz necessário cultivar no terreno da nossa história as sementes da obediência e da escuta. Aliás, os frutos deste cultivo, foram tão bem compreendidos pelos latinos, ao nos sugerirem que "obediência" tem sua raiz etimológica na expressão "ob-audire", isto é, "ouvir a voz d'Aquele que fala." O Amor nos fascina porque nos leva a ouvir a Voz do nosso Amado e por conseguinte sê-lo obediente, ainda que nos custe muito, ainda que pouco compreendamos! Que bom você nos recordar em seu texto que só o discípulo que ama e se deixa ser amado pelo Mestre é capaz de na liberdade ser-lhe obediente e ouvir sua voz! Que portanto, tenhamos ouvidos dóceis e seja pela força do Cristo rompida toda nossa surdez a fim de cumprir o que Maria, nossa Mãe nos sugeriu: "Fazei tudo o que o Ele vos disser" (Jo 2, 5).